Pesquisa liga Cirurgia Plástica com maior autoestima e melhor humor

faceliftExiste um número de razões pelas quais as pessoas optam por uma cirurgia plástica. Para corrigir uma imperfeição física ou simplesmente para melhorar a aparência. Cirurgia Plástica tem aumentado em popularidade ao longo dos anos por uma variedade de razões. Agora um estudo sugere que as pessoas podem estar optando por Cirurgia Plástica com objetivo de melhorar o humor.

Estudo:

Pesquisa publicada na Clinical Psychological Science reporta que pacientes de Cirurgia Plástica podem obter mais alegria na vida, um senso de satisfação maior e maior autoestima. Os autores do estudo analisaram aproximadamente 550 pacientes que realizaram cirurgia plástica pela primeira vez, e mais de 260 pessoas que sempre desejaram fazer Cirurgia Plástica e ainda não decidiram fazer o procedimento. Esses dois grupos foram comparados com mais de 1.000 pessoas que nunca estiveram interessados em Cirurgia Plástica. Dentro dos integrantes dos diferentes grupos, não existiam diferenças em termos de saúde mental e satisfação geral em viver.

Resultados do Estudo:

autoestima

Os autores da pesquisa submeteram todos os pacientes a testes antes das cirurgias, e os que fizeram cirurgia foram submetidos a novos testes aos três, seis e 12 meses após o procedimento cirúrgico. Quando comparando os testes dos pacientes que fizeram Cirurgia Plástica com os daqueles que não fizeram cirurgia, constataram que os pacientes de cirurgia plástica tinham uma maior autoestima, demonstraram menos ansiedade e se sentiam no geral mais saudáveis. Adicionalmente, aqueles que optaram pela Cirurgia Plástica reportaram que estavam mais felizes com seus corpos como um todo e não só com a área onde foi realizado o procedimento cirúrgico.

Autoestima em alta:

cirurgia plasticaO aumento em autoestima após cirurgia pode explicar o crescente número de pessoas que tem optado por Cirurgia Plástica nos anos recentes. Conforme estatística da American Society for Aesthetic Plastic Surgery mais de 10 milhões de pessoas realizaram procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos com finalidade estética nos USA no último ano.

Os procedimentos mais populares no ano passado incluem Aumento de Seios, Lipoaspiração, Abdominoplastia, Pálpebra e Rinoplastia. Mulheres responderam por 90% das cirurgias plásticas realizadas.

Fonte: ASPC – American Society of Plastic Surgeons
Adapação: Legacy Consultoria